quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ser criança é...

BOM DIA!!!!!

Hoje como todos os outros é um dia muito especial. O sol brilha! ( amo quando isso acontece ), porém há algo de novo que ocorre. Hoje termina o ciclo do bercário do meu amado filho.
Quando engravidei,estava certa que após ter meu bebe e a licença maternidade acabasse, o confiaria a uma creche,( claro que, por pura falta de opção )porém após conhecer várias pelas redondezas , me decepcionei. Não gostei de nenhuma. Estava quase desistindo. Até a dúvida se deveria retornar ao trabalho surgiu. Cheguei até cogitar deixar uma pessoa lá em casa com meu filho, mas também não era pra ser assim. Então, qual seria a melhor opção para o Guilherme ? Por fim, por indicação de uma colega de trabalho, fui conhecer a creche onde ela deixa o filho . O lugar era bem familiar, uma casa não muito grande, mas aconchegante. Decidimos eu e o pai por matriculá-lo, porém ao final de 6 dias o retirei, por diversos fatores.

E agora? O que fazer ? Já de volta ao trabalho, sem ter uma pessoa de confiança com quem deixar meu Gui, minha mãe morando longe...imagina. Lembrei de ligar para a pediatra dele para pedir uma referência de outra creche,e para minha alegria e sorte ela tinha uma indicação. Assim, logo entrei em contato com a creche, busquei informações na internet e tudo que via e lia da instituição me agradava. A forma de ensino deles é construtivista que significa "...a idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais." Fernando Becker

Uma escola com base construtivista, o ajudará de forma muito positiva a construir seu mundo próprio. CRIAR , deixar a imaginação fluir, se expressar livremente. Seja cantando, dançando, pintando...e tantas outras formas de expressão. Sem contar que o local é maravilhoso, bem cuidado.

E assim foi, e no final de outubro de 2007 após uma semana de adaptação, passei a deixar meu pequeno Gui na nova escolinha. (Aproveito para deixar registrado meu profundo agradecimento ao meu chefe Lima, que na ocasião me apoiou bastante inclusive permitindo minha ausência na empresa).
Ao deixá-lo pela manhã na creche, quase que diariamente chorava, estaria fazendo a coisa certa? Mas prossegui, com coração partido e dúvida. O saldo tem sido bastante positivo, porém certamente o ideal se possível é que a criança fique meio período na creche. Período integral não recomendo.
E agora, que termina o ciclo do berçário e há o início de outro que é o Maternal, vejo que se inicia para ele uma leve "responsabilidade", haverá uniforme, livro ( vai começar a brincadeira, marília Centurion e outros), horário da escolaridade de 08 às 12hs, o soninho foi reduzido, também está em época de desfralde. Seu desenvolvimento tem sido maravilhoso, já conhece a letra G de Guilherme, fala os nomes de todos os amiguinhos de classe, já conta que a coleguinha X o mordeu, pede a comida que gosta. Dá inúmeras cambalhotas consecutivas no sofá, e sabe exatamente o que quer. Ufa!!É um meninão alegre, carinhoso, encantador, adora dançar e cantar. Orgulho da mamãe e papai!
A coordenadora da escola escreveu na agenda que ele está muito bem no período de adaptação. Peço a Deus que o abençoe cada segundo de sua vida, que ele se mantenha desse mesmo jeitinho que a mamãe ama.

2 comentários:

Verônica Cobas disse...

Oi, Rosa,

Gostaria de te responder por e-mail, mas não encontrei nenhuma referência ao seu endereço eletrônico. Mas foi muito bom ter passado por aqui. Porque só agora associei nome e pessoa. Você é a mãe do Guilherme, que é amigo do Guilherme, filho da Lucia. E te vi na festa do Gui. Você ficou, inclusive, conversando com a minha mãe. Tenho lido sempre seus comentários nos meus posts, já passei por aqui e até deixei comentário, mas naquele dia não podia imaginar. Que bom!
Sobre o post falando de educação, claro que sim!! Gosto muito de falar no tema. Já tenho uma ideia prevista para esta semana e para a próxima, mas na semana seguinte vou escrever sim. E com prazer. Não sei se com a competência necessária, mas com prazer sempre. bjss. Veronica

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Oi Rosa... Tava Sumida !!!
Que lindo seu Garotão ! Qual a idade dele ?
Ele tem o seu sorriso!
Legal seu post sobre a escolinha, realmente precisamos estar muito seguras sobre a escola e os profissionais que cuidam do nosso maior tesouro que são os filhos.
Obrigada pelo seu recadinho la no blog, vc é sempre muito bem vinda.

Muitas Beijocas e Fiquem com Deus

Kelly