quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Educar é: amar o próximo


Pessoal ,

Estou encantada com o que ando lendo a respeito de educação. Esse assunto me inquieta bastante.
Quero compartilhar com voces minha experiência de mãe e aprendiz da vida.
Foi incrivelmente emocionante a primeira reunião que participei do meu filho Guilherme na escola, mas foi quando a diretora Cecília disse - "quando voce se torna mãe voce recebe um diploma de educadora" não resisti, meus olhos se encheram d'água, e tive que me segurar muito para não "pagar mico" .
Isso aconteceu porque ,foi com pouca idade que iniciei uma fase que perdura até os dias atuais, de "questionadora" de diversos assuntos relacionados com o nosso dia-a-dia confesso com pouca chance de mudança. Sempre ficava a tecer planos de como criar um filho se o tivesse, como fazer para educá-lo com o objetivo de fazê-lo feliz e também um ser humano que contribuisse para melhorar o mundo em que vivemos sem deixar de ser uma pessoa sincera, amiga, com ética, valores, percepção de si e do outro, enfim, um ser humano como todos nós deveríamos ser - HUMANO - e naquele momento reavivei minha antiga proposta de mãe. Enfim chegou a hora de iniciar a mais linda missão do mundo concedida pelo nosso Pai Maior - SER MÃE E EDUCADORA . Me senti muito orgulhosa e com um belo desafio pela frente.
Hoje sou mãe, e Deus em sua infinita bondade e amor por nós, concedeu-me uma criança amabilíssima, feliz por natureza, interativa,que olha nos olhos, que me ensina a viver, me concede a oportunidade também de ensinar, enfim, vejo meu "trabalho" como "mãe facilitadora", que entendo assim: ensinar com muito amor tudo que aprendi até aqui e cuidar para que ele não tropece em tantas pedras e pegue alguns atalhos na vida.

Mas , o que quero registrar é que percebo muito a necessidade que o mundo tem de nós, quando digo mundo, refiro-me , a nossa cidade, os habitantes desta cidade, as ruas, as crianças , especialmente estas, percebo que em cada esquina há uma oportunidade de ajuda, que seja com uma palavra, um gesto, um olhar, precisamos todos nós aprender a olhar a vida com olhos de mãe, ou seja, com extremo amor e cuidar do nosso meio ambiente. Tenho expectativas de realizar algum projeto de voluntariado social que ainda não foi inicializado ,como levar conhecimento e carinho as pessoas menos favorecidas socialmente. Hoje li um artigo( antigo) do senador Cristovam Buarque, que trata do tema EDUCAÇÃO, datado de 16/02/2008.. Segue abaixo parte, como é extenso "enxuguei" para não ficar cansativo.

O artigo trata a questão de forma global, porém acredito que esse processo pode se iniciar dentro de casa, com nossos filhos, cuidando e investindo no que acreditamos que são valores fundamentais na vida, cuidar de separar um tempo para ensinar a lição de casa, procurar brinquedos que permitam uma interação com ele , enfim, se preocupar com a qualidade de vida que ele está recebendo internamente, na sua casa. Como sou mãe de primeira viagem, procuro ler tudo que posso a respeito do assunto, conversas com pessoas mais experientes, agora entrei na "era do blog" e estou muito feliz com essa descoberta, começei pelas leituras de assuntos voltados a maternidade, especialmente pelo maravilhoso blog da minha amiga Lucia Laureano( mãe do Guilherme ),percebi grande carinho das mães, demonstrando empenho em criar pessoas saudáveis e felizes, tudo escrito com muita transparência , tenho aprendido bastante. Assim da mesma forma quero retribuir com comentários e idéias que prezo muito e que considero vital a vida.
O AMOR. Que flua de qualquer fonte, desde que seja legítimo. Autêntico. Verdadeiro! Com carinho.



Você, educacionista

Artigo do senador Cristovam Buarque, um educacionista


A escola de samba Vai-Vai, de São Paulo, cantou a educação como saída para o futuro do Brasil. No desfile das campeãs, carregou uma imensa bandeira do Brasil com o lema "Educação é Progresso", no lugar de "Ordem e Progresso".

O desfile foi inspirado no empresário Antonio Ermirio de Moraes - um educacionista que defende a educação como saída para o Brasil. Seu livro tem um titulo que lembra Castro Alves: "Educação, pelo amor de Deus".

Viviane Senna é outra educacionista. Usa obstinadamente seu prestigio para lutar pela educação. Não só pressionando politicamente nossos dirigentes, e investindo, por meio da Fundação Ayrton Senna. Tive o privilégio de visitar sua experiência na Zona da Mata pernambucana e assistir à recuperação de crianças que tinham ficado para trás, abandonadas pelo governo, pelas famílias e por si próprias, como casos perdidos do ponto de vista educacional. Já começavam a constituir o contingente de analfabetos adultos, quando seu programa as trouxe de volta à esperança.

Xuxa, uma das mais conhecidas artistas brasileiras, é quase desconhecida no que se refere ao seu trabalho como educacionista na Fundação Xuxa Meneghel, onde atende 350 crianças, desde a primeira Infância, e suas famílias, em um total de 2 mil pessoas.

O Brasil está cheio de "educacionistas", tem significado: a doutrina que considera a educação como vetor fundamental do progresso: defende que a utopia não vem da desapropriação do capital dos patrões para os empregados, mas sim de colocar os filhos dos empregados na mesma escola dos filhos do patrão.

A enorme bandeira do Brasil que os Integrantes da Vai-Vai carregaram no sambódromo paulista, com o lema "Educação é Progresso", mostrou que o movimento educacionista começa a crescer no século XXI, como no século XIX um movimento inicialmente muito pequeno cresceu, com o nome de abolicionista. Eles queriam que todos brasileiros fossem livres da escravidão; nós queremos que todos os brasileiros tenham acesso a uma escola de qualidade, único caminho para serem livres. Falta fazer com que os educacionistas de hoje se transformem em um exército. Por isso, seja um educacionista, você também.

CRISTOVAM BUARQUE é senador e educacionista. 16/02/2008. O Globo

2 comentários:

Anônimo disse...

testando comentário...beijos cara mia!

Rosa disse...

segundo teste em 03mar09